quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Tecnologias na educação
No atual panorama educacional, para educar é necessário valorizar cada vez mais a interação e a troca de informação entre professor e aluno. Para isso se faz necessário que nós docentes estejamos sempre atualizando/renovando nossos conhecimentos para que possamos engajar nosso aluno no mundo tecnológico para que ele possa responder às expectativas da sociedade moderna tecnológica.
As tecnologias da informação tornou o conhecimento mais acessível visto que as facilidades trazidas por essas ferramentas , em especial a Intenet, permite que todos tenham acesso ao conhecimento de maneira rápida e irrestrita. Isto faz com que a escola não seja mais vista como a primeira fonte de conhecimento para os alunos e, às vezes, nem mesmo a principal, em muitos ambientes (Pozo,2001).
Neste sentido, o autor nos leva a repensar a prática docente frente a essas inovações tecnológicas, pois o aluno chega no ambiente escolar muitas vezes mais conhecer do uso das tecnologias que o próprio professor. Assim, devemos inovar, nos preparar para acompanhar e ou direcionar nossos alunos que já nasceram numa era em que o conhecimento se adquire num clic do mouse.
Desta forma, a utilização das novas tecnologias são essenciais para a inovação no ensino em qualquer área do conhecimento, mas a utilização dessas tecnologias devem ser acompanhadas de um planejamento pedagógico para que o letramento aconteça de maneira eficaz, do contrário os alunos continuarão excluídos da sociedade tecnológica.
Bibiografia:
POZO, Juan Ignacio. A sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.Artigo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário